
O reallity show de culinária Masterchef Júnior, vencido por Lorenzo Ravioli, de 13 anos, teve o episódio final exibido no último dia 15 de dezembro. E essa foi a primeira e última temporada do programa da TV Bandeirantes. A média de audiência, que fica em torno dos seis pontos, é parecida com a da versão adulta, mas foi divulgado que o programa infantil não tem o retorno comercial esperado pela emissora. O patrocínio é mais fraco e existe a lei que não permite que crianças façam merchandising em atrações da TV.

Uma pena para quem gostou de ver aqueles pequenos correndo com as panelas e cozinhando pratos que a maioria dos adultos sequer sabe o nome.
Lorenzo, que declarou querer seguir carreira na gastronomia, é filho de Franco Ravioli, dono do Pizza Bros, e sobrinho de Roberto Ravioli, proprietário e chef do Empório Ravioli, entre outras casas. Desconfio que quando a maioria das crianças aprendia a montar bloquinhos para treinar a coordenação motora Lorenzo já estava cozinhando coq ao vin.

O pai do menino gastou a paciência de Lorenzo e dos espectadores nos momentos em que esteve mo mezanino, pois não parava de dar “toques” ao filho. “Pai, não enche”, disse o garoto, uma única vez, quando não aguentava mais. “Deixa o menino, pai”, disse Fogaça.
Os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella declaram que a vitória de Lorenzo sobre Lívia, na final, foi “por pouco”, porque a menina também é ferinha. O cardápio do menino começou com um tartar (especialidade de Erick Jacquin), depois ele honrou o sobrenome preparando um ravióli e de sobremesa serviu tiramissu.

A torta tatin de banana de Lívia, de 12 anos, que desabou e foi servida “desconstruída” pode ter tirado pontos da menina. Mas ela declarou que ficou feliz pelo colega. E pareceu autêntica. Além disso, o segundo lugar foi honroso. Perdeu por pouco. E também ganhou o prêmio, a viagem para a Disney com a família. A única diferença é que Lorenzo poderá levar cinco acompanhantes e Lívia, apenas três. Ambos ganharam o plano de previdência privada no valor de R$ 20 mil.

Confesso que apostava em Sofia para levar o título de Masterchef Júnior. Ela estava mandando bem em todas as provas. Mas Lorenzo, com aquele jeitão sério foi passando todo mundo. O menino não ria, não chorava, como o fofo Mateus ou a pequena Ivana, de 9 anos, que desabavam sempre que a pressão aumentava. OK. Lorenzo chegou a esboçar um sorrisinho quando jogou a tigela de chantilly na cabeça de Paola Carosella.
Cada um deles lidava de uma forma com a competição. Eduardo foi autoconfiante até o fim. Laura chorou de inundar o estúdio quando foi eliminada. Daphne, que ganhou a prova de empanadas e colocou seu nome no menu da casa de Paola Carosella, era focada e circunspecta.

Na terça-feira, dia 22 de dezembro, a Band exibiu o Desafio das Temporadas, com competidores das duas edições adultas já realizadas, vencidas por Elisa Fernandes e Izabel Alvares, preprando um menu natalino.
Em 2016, quem gosta do programa poderá acompanhar o Masterchef adulto, em fase de produção.