
Na minha família o pessoal nunca espera a meia noite para começar a ceia. Por volta das dez da noite o jantar começa, todo mundo se alimenta, conversa, come mais um pouco, bate mais papo e continua à mesa. Quando chega meia noite, é a hora da contagem regressiva (que precisa ser legitimada pela Globo) e de estourar o champanhe. É um espumante, claro, mas não tem graça nenhuma dizer: “Vamos abrir o espumante”. Esse preâmbulo todo foi só para dizer que, em algumas famílias a lei é esperar o ano novo para iniciar a comilança. Mas muita gente passa fome até dar a hora de comer. Assim, uma sugestão para ninguém morrer de inanição no final de 2014 é montar uma tábua de queijos e frios.
A ideia é misturar queijos de texturas e sabores diferentes. Inclua um suave, como o brie, outro com mais personalidade, como o emental, e alguns fortes, como gorgonzola. A sugestão é colocar na mesa também frutas secas e frescas, além de presunto cru ou ibérico.
Outra dica de petisco interessante (mas dá um pouco mais de trabalho) é fazer rolinhos de salmão defumado recheados de cream cheese.
Os espumantes combinam com queijos untuosos. E se quiser um vinho versátil para combinar com tudo, pode ir bem vinho branco de corpo médio e frutado como o Chardonnay. Servido bem geladinho, é ótimo neste calor. Se fizer questão de um tinto, outro vinho bem amigável é o Gamay.
Veja as sugestões de montagem:
Sugestão 1
Queijos:
- Camembert
- Gruyère
- Parmesão
Acompanhamentos:
- Uvas pretas
- Maçãs verdes
- Romãs
- Presunto Parma
- Carpaccio de salmão defumado recheado de cream cheese
- Baguete
Harmonização:
- Espumantes
- Vinho Sauvignon Blanc
Sugestão 2
Queijos:
- Brie
- Emmental
- Gorgonzola.
Acompanhamentos:
- Geleias de frutas vermelhas ou de pimenta
- Mel
- Damascos
- Cerejas
- Presunto cru ou ibérico
- Copa
- Nozes
- Mini torradas
- Pão italiano
Harmonização:
- Gamay
- Chardonnay