
É uma peça de teatro com tema culinário. Então, lá fomos assistir. A comédia Não Sou Bistrô, que estreou no dia 8 de agosto e segue em cartaz até 27 de setembro, tem o tarimbado Fulvio Stefanini no papel do chef catalão Margherita (a ascendência italiana explica o nome), que comanda um restaurante estrelado em Barcelona. Ele sofre um ataque cardíaco por estresse. Precisa descansar, mas para tanto tem que treinar alguém para substituí-lo na cozinha.

Dois jovens cozinheiros disputam quem vai ganhar o avental: Penélope (Renata Fasanella) e Henry (Paulo Emílio Lisboa). Paulo Emílio parece mais convincente no papel do que a atriz. Há motivos: ele é o autor do texto. E já incorporou o personagem em outras montagens da peça.
João Bresser faz o garçom e braço direito do chef. Com direção de Léo Stefanini, o elenco tem ainda Ton Prado, Fulvio Filho, Pamela Otero e Kauê Gibran.
Tudo se passa dentro de um restaurante, claro. Entre o salão e a cozinha aparecem personagens como a celebridade que processa o restaurante por motivos pífios, o crítico ranheta que não gosta de nada, o amigo do chef que não paga a conta.
O público sentado nas poltronas da frente é convidado a interagir em diversos momentos. Portanto, se você não quiser ter as atenções voltadas para você, compre ingresso para as fileiras do fundo.
Agora encenada no Teatro Viradalata, a comédia já foi vista, segundo a produção, por 50 mil pessoas nas passagens por Campinas, São José dos Campos e outros teatros paulistanos.
Há cenas engraçadas, outras nem tanto, que achei meio forçadas. E certa dose de humor físico. Panelas que caem, figuras exageradas etc. Mas vi muita gente da plateia rindo. Gargalhando até. OK. Humor não é algo universal.
A resolução da trama é rápida, como deve ser, em pouco mais de uma hora de espetáculo.

NÃO SOU BISTRÔ
Teatro Viradalata (270 lugares)
Rua Apinajés, 1387 – Perdizes
Informações: 3868-2535
Bilheteria: só abre em dias de espetáculos, 2 horas antes até 1 hora depois do início do espetáculo.
Estacionamento com manobrista no local, R$ 15.
Vendas:
Tel.: 4003.1212
Sábado às 22h | Domingo às 20h
Ingressos: R$ 60
Duração: 75 minutos
Recomendação: 10 anos
Temporada: até 27 de Setembro

Ficha Técnica:
Texto: Paulo Emilio Lisboa
Direção: Léo Stefanini
Elenco:
Fulvio Stefanini
João Bresser
Paulo Emilio Lisboa
Renata Fasanella
Ton Prado
Fulvio Filho
Pamela Otero
Kauê Gibran
Cenário: Freddy Hermann
Figurino: Marcela Andrade
Produção de casting: Andrea Coelho
Luz: Hugo Peake
Produção: Léo Stefanini, Ton Prado, Paulo Emilio Lisboa, Adriana Grzyb e Anayan Moretto